domingo, 9 de janeiro de 2011

Oi, gente... Deu tudo certo na cirurgia do meu marido. A cirurgia era relativamente simples: retirada de pólipos nasais (os pólipos impedem a passagem de ar e a sensação é de nariz entupido o tempo todo e não melhora com remédios). Minha apreensão era por conta da anestesia que era geral, durante duas horas e meia de cirurgia... Mas graças a Deus já foi. E ele está se recuperando muito bem. Engraçado é que depois que passou é que meu deu uma vontade louca de comer e hoje acordei com uma sensação no corpo de "carne mole"(não me pergunte o que significa?!?! - mas é assim que me sinto...), parece que estou me sentido fraca física e emocionalmente. Meu corpo é muito sensível a sentimentos e emoções. As minhas sensações de tristeza, stress, raiva, ansiedade, sinto fisicamente. Além disso acho que comi um bolo de ontem pra hoje... Mas amanhã estarei melhor, tenho certeza! O bom da cirurgia é que finalmente consegui acabar de ler o livro: Mulheres, comida e Deus. Vou citar algumas passagens para reflexão (É LONGO, MAS VALE A LEITURA!!!):

"Queremos ser magras, por que a magreza é a suposta moeda corrente de felicidade, da paz e contentamento em nossa época. E, embora esta moeda seja uma mentira - os jornais estão cheios de celebridades magérrimas infelizes -, a maioria dos sistemas de perda de peso falha porque não cumpre o que promete: a perda de peso não traz felicidade para as pessoas. Ou paz. Ou contentamento. A magreza não resolve o vazio que não tem forma, peso ou nome. Até mesmo uma dieta extremamente bem-sucedida é um fracasso colossal porque dentro do novo corpo está o mesmo coração apertado. A fome espiritual não pode ser resolvida no nível físico."

"Se o amor pudesse falar diria: Coma quando estiver com fome , querida, porque se não fizer isso você não irá apreciar o sabor da comida. E por que fazer algo que você não aprecia. Se o amor pudesse falar com você, iria dizer-lhe para comer o que o seu corpo deseja querida, caso contrário você não se sentirá tão bem e por que andar por aí se sentindo cansada ou deprimida por causa do que colocou na boca? Se o amor pudesse falar, queridinha, iria dizer-lhe para parar de comer quando você tiver comido o bastante ou se sentirá desconfortável e por que passar um minuto que seja com desconforto."

" Você não é quem pensa que é. Quase ninguém é. Porque embora as crianças venham a este mundo com um entendimento implícito de quem sejam, não têm consciência autorreflexiva. Elas sabem quem são, mas não sabem que sabem. E a única maneira que têm de descobrir é vendo-se através dos olhos de seus pais. Nós nos tornamos o que e quem nossos pais viram. Criações de sua imaginação... Trabalhar com a obsessão por comida é, acima de tudo, trabalhar com sua lealdade ao seu eu velho, falso, egóico... Encaremos os fatos: não é preciso ser um gênio para entender que se você está comendo direto da geladeira, não está sendo tão gentil com você mesma quanto poderia. Se está comendo no carro, é difícil sentir o gosto da comida enquanto evita que o carro não bata no carro da frente.. E se está dizendo a si mesma que os biscoitos quebrados não contam porque quando os biscoitos quebram o mesmo acontece com as calorias, você está sendo engraçadinha (certo, muito engraçadinha), mas também está mentindo para si mesma. Quando você corta o cantinho de um bolo, quando corta pequenos pedaços nas laterais todas as vezes que passa e você passa centenas de vezes por dia, e diz a si mesma que esses pedacinhos não contam como um pedaço inteiro de bolo, você está se enganando... "

" A obsessão terá fim quando você preferir descobrir sua verdadeira natureza a ser leal à sua mãe ou pai. A obsessão terá fim quando você se preocupar consigo mesma o bastante para acabar com o estrago que a comida está fazendo. Quando você se amar o bastante para parar de se machucar. Quem não quer cuidar daqueles que ama? "

"Se prestar atenção quando sente fome, ao que seu corpo deseja, ao que está comendo, quando comeu o suficiente, você acabará com a obsessão porque a obsessão e a consciência não podem coexistir. Quando prestar atenção a si mesma, perceberá a diferença entre estar cansada e estar com fome. Entre estar satisfeita e estar cheia. Entre querer gritar e querer comer."

Espero que tenham gostado!! Bjos, Fran.

2 comentários:

  1. Oi Fran

    fico feliz que tenha tudo ido muito bem na cirurgia e desejo uma boa recuperação ao maridão
    e que pena seu corpo somatizar e belas sitações essas do livro adorei
    bjinhos e te cuida

    ResponderExcluir
  2. Fran,
    Melhoras e boa recuperação para o Ricardo.
    Adorei as partes que citou do livro, fiquei curioso, amanhã mesmo vou ver se consigo comprar um.
    Bjs

    ResponderExcluir

Fique à vontade! Este espaço é nosso...