segunda-feira, 19 de julho de 2010

Estou lendo um livro excelente: Pais Saudáveis, Fihos Saudáveis da autora Karen Miller-Kovach, este também do Vigilantes do Peso. Ele trata do papel dos pais enquanto provedores e reguladores da alimentação e da atividade física da família. Somos nós que trazemos para casa o que a família irá comer, além de sermos os modelos para nossas crianças. Em uma casa saudável, as pessoas não vivem de dieta, elas na verdade tem um estilo de vida que apoia o peso saudável. O livro propõe cinco regras a serem seguidas: Regra 1: Priorize alimentos saudáveis e nutritivos. Regra 2: Inclua guloseimas no dia a dia. (Isso mesmo, pois o que é proibido é mais desejado.) Regra 3: Procure limitar o tempo de uso da TV e do computador a duas horas (ou menos) por dia. Regra 4: Pratique pelo menos uma hora de atividades físicas diariamente. Regra 5: As regras se aplicam a todos que moram na casa. E ainda diz:
"O segredo do sucesso é a regularidade e não o nível de perfeição com que as cinco regras são seguidas. Para criar uma Casa Saudável, fazer pouco o tempo todo é melhor do que fazer muito de vez em quando."
Esta semana estou com visita em casa, e como provedora e reguladora dos alimentos da casa, estou fazendo receitas gostosas e bem nutritivas para todos!

3 comentários:

  1. Fran:

    Achei muito pertinente esse livro.
    Sabe que aqui nesse país que atualmente resido, eu vejo muita criança indo de patinete e bike para escola com os pais.Eles praticam pelo menos um esporte desde a infância,comem bem e pouco.
    Nas lancheiras tem uma quantidade imensa de frutas e vegetais (acreditem eles lancham cenoura e aipo!)
    Eu vinha pensando nesse estilo de vida há algum tempo e estou tentando implementar alguns hábitos alimentares saudáveis aqui em casa.
    Percebi que com meu filho mais novo é mais fácil e que o negócio é persistir. Se somos exemplos, vamos ser bons modelos para eles, porque mais cedo ou mais tarde, eles compram a nossa idéia.
    Adorei o post, foi esclarecedor para mim!

    Bj
    Vívian

    ResponderExcluir
  2. Oi Fran, o blog está divertido. Melhor ainda que não é blá, blá, blá... vc põe em prática, tem testemunhas e resultados. Continua firme na sua meta! Aproveito para dar dicas para a intolerância do RicF, sugeridas pela minha orientadora, Profa. Zilá: ervilha, lentilha, grão de bico, feijão akani (não sei se é assim que diz, diz ela que é um grão bem pequeno), feijão branco. Sempre deixar todos esses grãos de molho, antes do preparo. O contato com a água por tempo prolongado dissolve um carboidrato presente nesses grãos. Esse carboidrato é responsável pelos "pums" e cólicas.

    ResponderExcluir
  3. Vou complementar meu cunhado Francis, com relação aos grãos. A médica da Ana manda ferver mesmo, levantou fervura, escorre a água e só depois põe para cozinhar na pressão. Também adoro as dicas e acredito de verdade que somos responsáveis por um futuro mais saudável para nossos filhos.

    beijo

    ResponderExcluir

Fique à vontade! Este espaço é nosso...