quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

A CARAPUÇA SERVIU...

Adorei este texto! Vale a leitura... Bjos, Fran.
Procrastinação é um distúrbio crônico e prejudicial, mas fácil de ser vencido. Por Alessandro Vianna, especial para o Yahoo! Brasil
Procrastinar é algo de que pouco se fala, mas que muito se faz. Embora "embromação" possa ser um de seus quase sinônimos populares, a procrastinação vai um pouco além disso. É um comportamento crônico nocivo, embora muito comum. É aquele hábito de deixar tudo para depois: uma tarefa "chata", os estudos, o regime alimentar, as práticas físicas, o abandono de um vício, passar a economizar – coisas que sabemos que precisamos fazer, mas que, por inúmeras razões, ficamos adiando; muitas vezes nos enganando com desculpas frágeis e, não raro, falsas.O procrastinador é alguém faz várias coisas ao mesmo tempo, exatamente para não fazer aquilo que realmente deve ser feito. Quando pensa no que de fato tem de fazer, sente-se preso e sem reação. As consequências não raro são danosas, especialmente a longo prazo, quando, olhando pra trás, se percebe quanto tempo foi jogado fora por falta de ação objetiva. Ao deixar de cumprir certas obrigações, decepcionamos alguém e perdemos credibilidade e oportunidades. Isso se percebe claramente na vida conjugal, no convívio familiar e na carreira profissional. Depois ficamos observando a trajetória de outras pessoas, que entraram em forma, ganharam conhecimentos e avançaram profissionalmente.Quando vejo pessoas querendo empreender grandes mudanças de imediato, sei que estou diante de um procrastinador, porque ele fica inativo por muito tempo e, depois que percebe nos outros o quanto não evoluiu, resolve mudar tudo de uma vez.É óbvio que não vai conseguir, porque as nossas grandes realizações são conquistadas aos poucos.Desse modo, novamente derrotada, essa pessoa tende a desanimar e voltar a procrastinar novamente, repetindo um ciclo fadado à infelicidade.Enquanto procrastina, a pessoa vai absorvendo estresse por uma oculta sensação de culpa, sentindo a sua perda de produtividade e cultivando vergonha em relação aos demais, por não conseguir cumprir seus compromissos.A formação de um “enrolador” muitas vezes começa na infância. Crianças podem tornar-se procrastinadoras no futuro por conta do tratamento que recebem dos adultos. Daí a conveniência de revermos constantemente as nossas crenças, para nos livrarmos de influências negativas que adquirimos ao longo da vida. Duas das vertentes mais clássicas são:
- A criança extremamente protegida, condicionada a achar que sempre alguém fará por ela. Quando adulta, ela tenderá, inconscientemente, a sentir-se insegura para agir, por não ter alguém auxiliando-a.
- A criança que é exageradamente cobrada. Ela pode desenvolver a característica do perfeccionismo. Assim, ela tende à procrastinação por acreditar que, mesmo se dedicando, não conseguirá realizar as coisas de modo primoroso – e acaba postergando tudo o que acha importante.
Tratamento
A procrastinação crônica é quase sempre associada a alguma disfunção psicológica ou fisiológica. Portanto, é passível de tratamento.Quando recebo pacientes procrastinadores, incluo no tratamento algumas recomendações que ajudam muito a livrá-los dessa anomalia. Eis algumas:
- Reconheça, quando está enrolando, que pode haver mais dor em procrastinar do que em realizar a tarefa. Muita coisa é menos complicada do que parece ser.
- Não deixe aquele afazer chato por último, para que ele não se torne urgente e o apavore ainda mais.
- Experimente a sensação de alívio e o fortalecimento da auto-estima após concluir uma tarefa e perceba que livrou-se dela de maneira positiva, enfrentando-a.
- Para encorajar-se, pense no que vai deixar de ganhar ou no que pode perder caso não realize essa atividade. Se puder escrevê-las e avaliá-las seriamente, melhor.
- Se a tarefa for muito trabalhosa, divida-a em partes e vá realizando uma a uma, com um pequeno intervalo entre elas, e comemorando (sim!) a última concluída.
- Abra-se para o novo, deixando de agarrar-se às velhas experiências e crenças. O passado não volta mais; o presente é continuamente feito de novos desafios e o futuro é construído passo a passo pelas ações do presente.
- Quando perceber que está querendo procrastinar de novo, proponha-se a atuar por apenas alguns minutos na ação que está tentando evitar. Pode ser que você perceba que não é tão desagradável quanto pensava e venha a vencê-la (touché!).
- Caso lhe seja por demais desagradável, dê-se uma pausa e passe a fazer algo útil (não pare de agir), mas determine quando voltará ao assunto pendente. A principal vitória é vencer a procrastinação em si. Trata-se de uma vitória para a vida inteira, como a daquela criança que um dia perde o medo do escuro.
* Alessandro Vianna é psicólogo clínico e sente um enorme prazer em estudar e entender o comportamento humano. Clique neste link para conhecer melhor o seu trabalho.

8 comentários:

  1. Sempre luto contra a minha procrastinação!
    Ela me persegue...mas sou mais forte...aprendi ser!!
    Super beijoooo

    An@

    ResponderExcluir
  2. Eu ando sendo procrastinadora no que me incomoda muito o aumento de peso , evito dietas, falo que não dou para a coisa , mas um dia fiz e deu certo por 2 vezes ( 2 gestações com aumento de peso ) enfim serviu para mim e muito ando pensando nisso ou enfrento de vez ou deixo de lado mas a maioria das vezes minahs crises estão envolta disso Emagrecer os 10 kgs que ganhei de 2007 para cá,, adorei o texto beijos dani

    ResponderExcluir
  3. Putz!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!... tá explicado. Mas, NÃO vou deixar q ela me domine. Mãos à obra a seu combate. Unamo-nos nessa luta.
    Rosa

    ResponderExcluir
  4. Amei o texto... Tbm me persegue! Achei o seu blog é uma graça!!! Sou nova por aqui no blog, e estou seguindo você, viu? Estarei sempre aqui para apoiá-la. Espero poder contar com o seu apoio também! Conte comigo! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Fran olha não engorda não pelo contrário acho que ele ( roacutan) dá até uma secada para quem tem organismo que trabalha direitinho pois ele resseca e nos faz beber mais água...bjs Dani

    ResponderExcluir
  6. esqueci sobr eo sol eu não tomei e sempre saía com protetor mas vou te contar a oleosidade da minha pele melhorou muito, as espinhas sumiram mas a minha pele estava com cicatrizes das espinhas passada e agora que estou desde dezembro sem tomar o roacutan ela voltou a ficar feiosa , grossa sei lá não vi melhora no rejuvenescimento não, preciso voltar na dra.carolina para continuar o tratamento mas ela falou que vou precisar ficar longe do sol e será com ácido...tô enrolando para ir...
    bjs dani

    ResponderExcluir
  7. Oi, Fran!!!
    Meu outro comentário está pra ser aprovado ou sumiu?
    Saudades de vc! Vc está fazendo o novo programa dos VP? O que vc está achando?
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o outro comentário sumiu!!!!!
      Gostei do novo programa do VP, mas estes dias andei chutando o balde...
      Bjs, FRan.

      Excluir

Fique à vontade! Este espaço é nosso...